Batom protege do sol? Como limpar minha pele corretamente? Antes de caprichar na maquiagem para o verão veja as dicas dos dermatologistas Annia Cordeiro Lourenço e Fernando Passos de Freitas.
Batom protege os lábios do sol?
Annia: Protege se tiver filtro solar na fórmula. O pigmento do batom ajuda, mas não é suficiente para uma proteção efetiva. Fernando: O batom não deixa de ser uma espécie de proteção sim para os lábios já que se torna uma barreira entre os raios solares e a mucosa labial. Mas, obviamente, nada como os produtos que contenham protetores específicos em sua formulação.
Tinta têmpera
Annia: Essas tintas, em contato com a pele, podem causar irritação, ardência e até mesmo alergias. Fernando: Qualquer tipo de tinta que se aplique diretamente na pele pode oferecer uma hipersensibilidade local, mas isso vai de cada tipo de pele.
Spray bronzeador
Annia: Os sprays autobronzeadores podem acelerar o envelhecimento da pele, uma vez que estimulam reações de glicação que são ligadas ao processo de envelhecimento. Fernando: O spray bronzeador, da mesma forma, não deixa de ser uma tinta. Ao aplicá-lo diretamente sobre a pele, além de reações de hipersensibilidade, podem deixar diferenciações de colorações principalmente após exposições solares.
Limpeza da pele
Annia: O ideal é utilizar um demaquilante sem álcool para não ressecar a pele. Depois, reidrate com água termal.Fernando: O grande problema da maquiagem é a respiração celular que fica prejudicada. Nesta época do ano, o calor intenso faz com que estas áreas de certa forma "sufocadas" acumulem oleosidade intensa e isso é meio de cultura para bactérias. O ideal seria retirá-las com demaquilantes específicos principalmente antes de dormir. É melhor fazer uso de maquiagens mais leves para evitar danos maiores nos períodos mais quentes.
Soluções caseiras
Annia: Soluções caseiras como compressas com aveia e também com camomila são boas opções. Mas, no geral, podem oferecer riscos. Na dúvida, consulte um dermatologista. Fernando: Hidratação caseira, a grosso modo, não oferece qualquer tipo de prejuízo à saúde. Mas vale lembrar que, para indivíduos portadores de pele oleosa, o processo de hidratação deve ser orientado por um especialista.
Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/artigo.aspx?cp-documentid=32424326